Se está a preparar férias prolongadas ou uma escapadinha de fim de semana, antes de traçar o roteiro e fazer as reservas, recomendamos que conheça primeiro as melhores ilhas de Portugal.
As ilhas portuguesas são tão variadas e encantadoras que há para todos os gostos. Os limites são definidos por si!
Explore tudo o que este arquipélago tem para lhe oferecer. São cenários naturais arrebatadores, águas cristalinas, tradições seculares, sabores genuínos e muita vontade de o receber. O que é que vai querer fazer primeiro?
Funchal é a capital do arquipélago da Madeira e, por isso, será a sua primeira paragem obrigatória. É um paraíso de clima temperado, com jardins, bosques e montanhas verdejantes.
Centro do Funchal Apesar de por vezes esquecido, o centro histórico do Funchal é bastante agradável de se visitar e tem diversos monumentos históricos, ruas antigas, praças e jardins. ...
É outro destino imperdível. Esta pequena ilha de 42 km², com praias de areia fina e dourada, é um dos destinos de mergulho mais famosos. A sua capital é Vila Baleira onde, como curiosidade, se encontra a Casa-Museu Cristóvão Colombo. É uma ilha tranquila, perfeita para caminhadas e ciclismo.
São de difícil acesso e fazem parte de áreas naturais protegidas e de interesse científico.A Deserta Grande alberga a maior colónia atlântica da ave marinha alma-negra (Bulweria bulwerii) e a aranha-lobo das Desertas
O seu centro histórico e a Praça do Município com o seu icónico passeio.
O Mercado dos Lavradores para saborear um bom vinho e a gastronomia local.
O bairro de Santa Maria, datado do século XV, com a sua Zona Velha, ideal para desfrutar à noite.
De origem vulcânica, este arquipélago é formado por nove ilhas principais e um grande número de ilhas menores. As suas principais ilhas são:
Conhecida como “A Ilha Verde” é a mais povoada dos Açores. É um paraíso de lagoas, praias e vilas como Ponta Delgada, que combinam o antigo com a modernidade. É um destino ideal para observação de baleias e para fazer parapente e canoagem.
Neste destino turístico encontra-se Angra do Heroísmo, a antiga capital do arquipélago e Património Mundial da UNESCO. Pode visitar a Gruta do Natal, um túnel de lava, as fumarolas e a Lagoa das Patas.
Com vegetação exuberante, é um destino ideal para quem gosta de caminhadas. Na Serra de Topo pode conhecer as planícies costeiras como a Fajã da Caldeira de Santo Cristo, subir picos vulcânicos e chegar ao mais alto: o Pico da Esperança.
É a zona mais alta dos Açores e de Portugal. Abriga o vulcão do Pico (2.531 metros) que pode ser alcançado com uma caminhada de 6 horas. Outras atividades: observar baleias e golfinhos; visitar museus, vinícolas vulcânicas e adegas de vinho, protegidas pela UNESCO.
Conhecida como a “Ilha Azul” pela abundância de hortênsias, neste território de 173 km² pode fazer excursões aos vulcões, relaxar nas suas praias, visitar museus relacionados com o mar e as baleias, ou visitar o Monte da Guia e a Ponta da Espalamaca.
Visitas: Ponta Delgada, Furnas, Caldeira Velha, Lagoa do Fogo, Sete Cidades, Nordeste, Povoação e Ribeira Quente
MaisVisitas: Lagoa das Sete Cidades, Lagoa das Furnas, Lagoa do Fogo, Ponta Delgada, Interior da Terceira, Angra do Heroísmo
MaisVisitas: Pico, Faial, São Jorge e Terceira
MaisVisitas: Ilha de São Miguel, Ilha das Flores, Ilha do Corvo, Ilha do Faial, Ilha do Pico e Ilha de São Jorge
Mais Visitas: Funchal, Ponta de São Lourenço, Santana, Pico do Areeiro, Cabo Girão, Bam - Centro da Banana da Madeira e Porto Moniz.